Noticias


Movimento do Comércio cresce em junho, primeira alta mensal do ano, aponta Boa Vista

 

Indicador subiu 1,3% na comparação com maio; provável liberação dos recursos do FGTS deve trazer uma injeção de ânimo para o comércio, que vem mantendo ritmo fraco no acumulado em 12 meses

 

19 de julho de 2019 – O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, cresceu 1,3% em junho deste ano na comparação com maio, já descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na comparação com junho de 2018, contudo, houve queda de 1,7%, enquanto, no acumulado em 12 meses, o indicador vem praticamente mantendo o ritmo observado desde o início do ano e subiu 1,4%.

 

Ainda é cedo, portanto, para falar em retomada das vendas do comércio. Fatores como alto nível de desocupação e subutilização da mão de obra, menor confiança e tímido crescimento da renda continuam sendo os principais entraves para uma evolução mais robusta do setor.Apesar das condições favoráveis do mercado de crédito, o endividamento em alta também parece comprometer uma retomada mais acelerada dos empréstimos e, consequentemente, das vendas.A provável liberação dos recursos de contas ativas e inativas do FGTS, por outro lado, deve trazer uma injeção de ânimo para o comércio e reverter a trajetória de desaceleração das vendas observada desde o ano passado.

 

Setores

Na análise mensal, todos os principais setores registraram crescimento das vendas. O segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 0,6% em junho, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, o acumulado em 12 meses apresentou estabilidade.A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 0,3% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados em 12 meses houve alta de 1,3%.A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou aumento de 0,1% na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 1,8%.Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,5% em junho considerando dados dessazonalizados, enquanto, na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 1,4%.Abaixo a tabela contemplando os valores mencionados.

 

Como analisam os economistas da Boa Vista, o indicador de junho cresceu pela primeira vez após seis meses consecutivos de retração mensal do movimento do comércio. Até por isto o dado deve ser analisado com cautela, já que a alta mensal se deu após seguidas quedas.O fato novo, que pode reverter a trajetória de enfraquecimento das vendas observada desde o final do ano passado, é a provável liberação dos recursos do FGTS nos próximos meses, que deve aliviar a situação das famílias mais endividadas e viabilizar a retomada de projetos adiados de consumo. Somada ao aumento da confiança e à queda dos juros futuros decorrente do avanço da reforma da Previdência no Congresso, a medida tende a alavancar o movimento do comércio no segundo semestre.

 

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.A série histórica do indicador está disponível em:http://www.boavistaservicos.com.br/economia/movimento-comercio/

 

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.  

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. 

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br

www.boavistascpc.com.br


Voltar